Conheci Eliana Natividade em 2009, fui seu professor no curso de jornalismo em São Paulo. Um dia, no final do ano letivo, ela me presenteou com um de seus romances, Aquele dia junto ao mar (Editora Malagueta), assinado com o pseudônimo Karina Dias.

Foi a primeira obra de ficção LGBT que me caiu nas mãos. Li com interesse o que, para mim, era um universo completamente desconhecido, o dos relacionamentos afetivos entre mulheres.

Aprendi muito com seu livro, com a sensibilidade da autora. Sensibilidade que foi potencializada na obra Sem destino, depois que ela partiu, que acabo de ler.

Difícil não se emocionar com a linda história de amor entre Eliana e Paula, a médica de olhos verdes e sotaque capixaba que a autora chama de “anjo”. Impossível evitar as lágrimas ao reconhecer, na narrativa e nos poemas dedicados à esposa que partiu, a difícil conciliação com o inevitável: a morte.

Eu estou tentando… Estou remendando…

Mas, de repente os pontos se abrem.

Remendo novamente…

Um dia, talvez, passarei as mãos no coração

e ficará somente o relevo da cicatriz.

Verdadeiro, o livro transita pelo que é inerente à saga humana, a transitoriedade de nossas existências. Há risos em suas páginas, é verdade, assim como lágrimas. Há inclusive momentos de desespero, como não? Mas há algo além, que a escritora insinua e que escapa ao tempo. Algo que lembra as palavras de Guimarães Rosa: “as pessoas não morrem, ficam encantadas”.

Ao testemunhar um drama pessoal, esse encanto de livro diz um pouco de cada um de nós, de nossos sonhos e da difícil, mas não impossível, arte de superar os pesadelos.

Não vou me alongar, mas gostaria de deixar uma última citação, que dá sem dúvida alguma o tom da narrativa e dos poemas:

Todas as noites que passamos lado a lado, ela e eu dissemos “Boa noite, meu amor. Te amo muito. Dorme bem”

Publicado pela editora Metanoia (2016), a obra impressa sai por R$25,00 e em e-book por R$11,99.

Recomendo o livro de coração!

Um comentário em “Sem destino, de Karina Dias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s