Sente-se acuada por perguntas que há de responder. Para os outros? Também, mas principalmente para si mesma. Quem é ela afinal? Eu disse que diria tudo e o farei. Mas assim como ela, gosto de cada coisa em seu lugar, tem hora pra tudo.

Pode até aparentar, mas não é charada. Certas coisas, ao serem ditas, provocam falsas impressões. Palavras em excesso confundem; a pressa em se desvencilhar das sombras também.

Adianto que ela não é personagem fictícia, é tão real quanto palavras misturadas no texto; e tem também seu contexto. Chamá-lo de contexto não é figura de linguagem, ele é sua contrapartida fiel. Estão juntos há tanto tempo que às vezes ele tem a impressão de levá-la dentro de si. Ela, porém, não vive sem ele, seu bem predileto.

Por vezes o bem se converte em fardo.

Nessas horas, quem dera vivesse sem ele! Leve e solta, voaria por aí como David Bowman de 2001, contemplando recantos do universo. Sabe, contudo, que não pode, um não vive sem o outro, ainda que de vez em quando briguem, ferindo-se mutuamente.

É uma pena; não fossem as rusgas causadas, é bom que se diga, por intrigas alheias, seriam como de fato são: um só movimento. Afinal, não é ela quem guia suas mãos? Quem dá movimento aos braços, pernas e demais membros? Ela é a discreta soberana inclusive de sua inação. Mas é ele o senhor de seus íntimos desejos, mesmo quando rejeitados, como fez com o tigre azul.

Para a maioria, eles são dois, ainda que unidos até a morte. Mas na Escola c’han do Sul, não há distinção: ambos são e não são – fluidez inequívoca da vida. A distinção, da qual ela pode despertar, não passa de ilusão.

Para todos os efeitos, ela é a parte mais íntima; ele, a única visível; ambos, companhia inalienável de todos.

Enfim, sei quem é ela e sei quem é ele; resta saber quem sou eu.

 

Publicado originalmente em http://www.candeia.jor.br (Coluna Memória Trêmula de 04/03/2015)

Imagem:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s