A felicidade é feminina, masculina ou não tem gênero? Aliás, ela realmente existe ou a palavra felicidade foi criada para se referir a uma ilusão?

Foram escritas muitas obras que falam da felicidade: livros de autoajuda, filosofia, política, religião.  No mundo do sucesso a qualquer preço, mais do que refletir a respeito, a busca da felicidade transformou-se em norma de comportamento. Qualquer disposição em contrário é tida como anomalia, cabendo ao médico, terapeuta ou guru “dar um jeito” no desviante.

Foi pensando nessas questões que compus o romance Felicidade, substantivo feminino. A história é narrada em primeira pessoa pelo escritor Grego Fortunato, um anti-herói sui generis. Típico pequeno burguês, o personagem-escritor revela em sua escrita-testemunho alguns traços da personalidade neoliberal, principalmente a ânsia pelo sucesso a qualquer preço.

O protagonista está escrevendo seu último romance, Felicidade, substantivo feminino, quando sofre uma amnésia peculiar: ele se esquece completamente do significado da palavra felicidade. Para tentar recuperar a memória e concluir o livro, se estabelece em São Paulo, envolvendo-se em aventuras nas quais a figura feminina tem destaque, mas sempre objetivada eroticamente.

Seus preconceitos e traços negativos de personalidade (ele é egocêntrico, machista, vaidoso, insensível e hipócrita) vêm à luz sem que o perceba –  uma vez que, para concluir a obra, abre mão do enredo fictício, passando a narrar suas aventuras “reais” em busca do significado da palavra “felicidade”.

Em linguagem fluida (tempo verbal no presente) típica de best sellers em voga, Grego Fortunato conta sua história de forma sedutora. No entanto, sua autoimagem vai sendo desconstruída ao longo da narrativa, revelando somente ao final sua descoberta do único significado possível a ele para a palavra felicidade.

Espero que gostem!

O livro foi publicado recentemente no formato e-book pela Amazon e sai por apenas R$9,47.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s