São Paulo gruda na pele por dentro, não resta dúvida. Sinto seu movimento subcutâneo desde que a deixei após viver suas ruas, bares, esquinas e subterrâneos por trinta anos. Hoje moro no interior, mas a paulicéia desvairada ainda vive em mim.

Das coisas que curto, destaco as que emergem do concreto de suas esquinas e das quebradas dos corações. Gosto do movimento, de sacar por entre as pálpebras dos transeuntes o que é peculiar a São Paulo: as duplicidades de uma cidade que deseja, que quer ser e, querendo sem jamais alcançar, se define e a quem nela vive.

É o que nos conta, em sua prosa saborosa,Tudo que afeta o movimento, do ficcionista Luciano Portela. Nessa cidade em que tudo parece possível, o improvável acontece sob a ótica de cinco personagens pra lá de emblemáticos: o Machão Sensível Dário, sua esposa cadeirante Mirela, outro Machão, conhecido como Diabo Loiro, a prostituta santista Benê Fodão e a travesti que sonhou em ser jogador de futebol Mulher Barbada.

Quem são eles e o que nos falam de São Paulo e de nosso universo interior? Vejamos o que diz o psicanalista Samuel Malentacchi Marques:

Tudo Que Afeta O Movimento é eroticamente esquizofrênico nas dualidades incontornáveis das personagens ao mesmo tempo em que é obsessivamente austero na derrocada de cada história que é uma & noutra.

[…]

Luciano Portela cai na vida & se suja, se lambuza, se emporcalha com os cantos escuros do que é humano. Eis o paradoxo das defesas obsessivas aqui presentes: é uma tentativa de fuga que nos faz gozar ao ver cada personagem tentar dar conta do que escapa de si & se afundar ainda mais no pântano da existência.

Tudo que afeta o movimento é a segunda obra de ficção de Luciano Portela, que estreou em 2014 com o livro de contos Carolina foi para o bar exibir seus lindos pés. Lançado recentemente (2017) pela Editora Penalux, certamente não descansará na estante e será lido com prazer por quem curte São Paulo, os paulistanos e suas loucas contradições.

O livro sai por R$36,00 e pode ser adquirido diretamente no site da Editora:

http://www.editorapenalux.com.br

Recomendadíssimo!

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s