Responda rápido: se estivesse na floresta, você teria medo do Lobo Mau ou da Chapeuzinho Vermelho? Naturalmente quase todo mundo dirá: “do Lobo Mau, obviamente”.

Mas a resposta não é tão óbvia para quem leu o superinteressante O lado sombrio dos contos de fadas, de Karin Hueck (Abril, 2016). Curiosa, a autora não se contentou com as versões açucaradas de Walt Disney, todas com final feliz, e foi em busca das histórias originais.

Acabou fazendo um pente-fino nos livros dos irmãos Grimm, de Andersen, de Perrault e de outros escritores europeus, descobrindo que suas narrativas são versões de histórias orais que remontam à Idade Média, ao período clássico e a outras culturas.

Vejam o que ela própria fala sobre suas descobertas:

“Por mais desconfortáveis que possam parecer […] mulheres e homens do passado gostavam tanto dessas narrativas de destruição, terror e incertezas que não deixaram que elas morressem – tiveram o cuidado de transportá-las no boca a boca até os nossos dias.”

Com um estilo delicioso, Karin revela em seu livro aspectos das histórias de Cinderela, da Chapeuzinho Vermelho, da Bela Adormecida, da Branca de Neve, da Pequena Sereia, da Bela e da Fera, do Flautista de Hamelin, de João e Maria que certamente surpreenderá as leitoras e os leitores.

E não apenas pelo lado tenebroso, que envolve canibalismo, incesto, assassinato, estupro; mas, principalmente, por resgatar a história vivida, de pessoas de carne e osso, com suas dificuldades econômicas, sociais, amorosas, existenciais.

Li o livro recentemente em versão impressa (R$25,90), mas ele também está disponível em e-book por R$14,90.

Super-recomendo a leitura — eu “devorei” o livro.

[Espero pelo seu comentário]

 

 

 

Um comentário sobre “O lado sombrio dos contos de fadas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s